terça-feira, 22 de outubro de 2013

O NOSSO ENCONTRO 2013


40 anos depois ........

 Eis-nos em Sobreira  Formosa terra natal do nosso comandante Arnaldo Cruz !!!!!!

    E nada melhor para celebrar-mos os 40 anos após a nossa chegada de terras de Angola de termos a honra e o gosto de os celebrar na terra onde nasceu o nosso companheiro,o nosso chefe e nosso comandante.

    O nosso encontro foi realizado como foi amplamente divulgado no passado dia 19 de outubro de 2013.

     Encontro marcado para as 11h e á hora marcada praticamente todos os participantes  estavam reunidos no adro da igreja mesmo juntinho á “tasca do adro

          Ás 11,30 dirigimo-nos á igreja onde foi celebrada missa , pelo padre Manuel Freitas antigo capelão  do regimento de comandos, com todos os presentes, e durante a cerimónia os nossos camaradas que já nos deixaram não foram esquecidos.

         Acabada a missa , fomos fazer uma visita ao museu etenográfico Isilda Martins que fica mesmo no edificio da biblioteca municipal,o qual fez-nos recuar 50 ou mesmo 60 anos  pois tudo o que la se encontra representava o dia a dia da nossa infância . Gostei do que vi e lembrava-me de quase tudo o que lá se encontrava exposto.

   Depois da visita ao museu, seguimos em caravana para o pavilhão do Instituto Santiago  onde tiramos a famosa fotografia de grupo com todos os presentes e de seguida começamos a entrar para o pavilhão e a chegar-mos á frente. Foram servidas as entradas variadas com tudo do melhor da região e arredores. Depois foi só sentarmos nas mesinhas e esperar pelo melhor: uma sopinha de peixe, um bacalhau delicioso ,e bochechinhas de porco preto ,por fim foi servida a sobremesa ,o cafesito e alguns digetivos.

   Já a meio da tarde o nosso comandante ,na companhia da Michel Trindade filha do camarada Trindade,foram simbólicamente partir o nosso bolo (enorme). Ja nas mesas tinha sido servido o champanhe e veio o respetivo brinde : O Neves como sempre,com aquele vozeirão iniciou o respetivo brinde com o vai acima e vai abaixo e o nosso grito “MAMASUME”gritado por todos os presentes.

 Segui-se um sorteio com dois premios; o 1º oferecido pelo Armindo Ferreira que era composto por um crachá comando em ardozia, e o 2º composto por um presunto e uma caixa de vinho da região oferecido pelo nosso comandante. A felizarda deste delicioso prémio foi a esposa do nosso alferes nem sei como lhe hei-de chamar pois tem tantos nomes que eu nem sei qual é o verdadeiro: conhecem-no por PINHEIRO, MONTEIRO, ALEXANDRE MARTA ....... eu sei lá  que mais !!!!!!!!!!

Seguiu-se umas palavras proferidas pelo nosso comandante o qual não conseguiu evitar a emoção e deixou correr umas lágrimas de contentamento, de ver junto a ele todos aqueles que com ele partilharam momentos de alegria e de tristeza . O Neves proferiu umas breves palavras e o Fernandes em nome de todos nós agradeceu ao Neves e ao nosso comandante a forma como fomos recebidos.

 Por fim e ja á noite foi eleito o novo organizador do proximo encontro.

  Será em GUIMARÃES e o anfitrião é o Oliveira.

 

P.S. Agradecia ao nosso comandante o favor de meter uma cunha ao presidente da junta para mandar colocar uma placa topomínica da indicação do início da freguesia pois se eu não visse o ajuntamento junto á tasca do adro  seguia sempre em frente á procura da placa de Sobreira Formosa.

 

   Armindo Ferreira

   

   

Sem comentários:

Enviar um comentário