sábado, 4 de maio de 2013

" Os Tijolos"

Olá amigos e camaradas:
Aqui vai mais uma história passada e contada pelo nosso camarada António Vaz

O Major Bandeira era o presidente do conselho administrativo, onde eu estava colocado.


Já naquela época haviam apertos orçamentais.

O quartel necessitava constantemente de obras

Entendia o presidente do conselho administrativo (Major Bandeira), que se consumiam demasiados tijolos naquela unidade.

Perante mais uma requisição de tijolos, chamou-me ao seu gabinete e disse-me:

Major Bandeira - Está aqui uma requisição para comprar tijolos. Como entendo que se gastam demasiado, vais junto com o pessoal assistir à contagem dos mesmos.

Não carregas. Só conferes e anotas as quantidades. Da secção das obras vai também um furriel que também faz contagem.

Se ele disser que essa tarefa é dele, só dizes que estás a cumprir ordens do Major Bandeira.

Lá fomos numa BERLIET à fábrica carregar os tijolos. A carga era feita pelo nosso pessoal (militares).

Deu-se início à carga e eu comecei a anotar a contagem, para cumprimento da ordem que me fora dada.

A certa altura um soldado disse-me:

Soldado - Olha lá, tu não carregas?

Vaz - Não. Tenho ordens para só fazer a contagem.

Soldado - Vou dizer ao furriel. Meu furriel, o Vaz diz que só conta e não carrega.

Furriel - Vaz, não és mais do que os outros. Toca a carregar. A contagem é de minha conta.

Vaz - Desculpe meu furriel, mas o nosso comandante (Major Bandeira), deu-me ordem para eu conferir o material que era carregado, e depois dar-lhe a contagem.

Furriel - Aqui, quem manda sou eu. Vais carregar.

Vaz - Desculpe meu furriel, mas o nosso comandante deu-me uma ordem direta e "sublinhou" que era para ser cumprida.

Alertou-me para o que neste momento está a acontecer, e incumbiu-me de relatar ao meu furriel as ordens que ele me deu, para não haver dúvidas.

Furriel - Quando chegar ao quartel, vou participar de ti.

Vaz - Com certeza, meu furriel

E o furriel assim fez. Chegou ao quartel e participou de mim por não ter cumprido a ordem que me foi dada.

O capitão da companhia (Capitão Robles) chamou-me e informou-me da participação, e queria saber porque desobedeci à ordem do furriel.

Contei-lhe as ordens que tinha recebido.

Capitão Robles - O furriel não refere nada disso aqui. Vou saber o que se passa.

Então o capitão Robles foi falar com o major Bandeira, o qual ficou inteirado da situação.

Fui chamado ao gabinete do major Bandeira. Quando lá cheguei já lá estava o dito furriel.

Major Bandeira - Olha lá Vaz. Aqui o nosso furriel diz que te deu uma ordem na fábrica dos tijolos, e tu não cumpriste.

Vaz - É verdade, meu comandante. Mas eu só cumpri as ordens que V.Exª. me tinha dado.

Major Bandeira - E disseste ao nosso furriel as ordens que eu te tinha dado?

Vaz - Certamente, meu comandante

Major Bandeira - Nosso furriel o Vaz não lhe disse que eram ordens minhas?

Furriel - Disse sim senhor, meu comandante

Major Bandeira - E ele dirigiu-ses a si duma forma respeitosa, ou faltou-lhe ao respeito?

Furriel - Duma forma respeitosa.

Major Bandeira - Então se ele lhe disse que estava a cumprir uma ordem minha, e não lhe faltou ao respeito, porque participou dele?

Não seria mais correto inteirar-se se era verdade ou não o que dizia?

Se estivesse a mentir, usando o meu nome, eu próprio o castigaria a dobrar.

Vá-se lá embora, e para a próxima verifique primeiro a veracidade dos factos, e depois proceda em conformidade.

Antonio Vaz

1 comentário:

  1. Uma situação deveras interessante (à major Bandeira), e muito bem escrita. Parabéns

    ResponderEliminar