segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O SALTO AO GALHO


22º Curso de comandos:
Eu fui transferido do P7 para o P5. Ora foi neste grupo que eu tive as histórias mais caricatas. Como vos disse na história do “passe palavra” o P5 era comandado pelo furriel Cunha. Certo dia de instrução no CIC o exercício principal era saltar o galho. No grupo havia um instruendo de seu nome “CORREIA” que pertence á nossa companhia e era o mais pequeno do grupo e ele era sempre o primeiro a executar os exercícios, e se ele o fizesse todos teriam de fazer. Dizia o furriel Cunha (quanto mais cambuta mais filho da p….).Ora bom vamos ao que me propus contar. Para além do Correia havia o “RIBEIRO” rapaz bem composto fisicamente com os seus oitenta e tal quilos o qual tinha algumas dificuldades em executar alguns exercícios. Como vos disse o exercício era de saltar o galho. O Correia saltou para dar o exemplo e depois seguiram-se todos os restantes instruendos. Quando chegou a vez do Ribeiro ele plantou-se em cima da plataforma e de lá não mais saiu: O furriel bem dizia: salte senhor Ribeiro ….Olhe que dou-lhe um tiro nas pernas …..Salte senhor Ribeiro … mas qual quê o Ribeiro não mais saiu da plataforma. Todos os restantes passaram a frente dele e ele continuou lá plantado na plataforma do galho. Castigo do furriel Cunha para o senhor Ribeiro: Como estávamos próximo da hora do almoço enquanto a companhia estava já formada na parada para a refeição o Ribeiro estava em cima da plataforma mas desta vez a pronunciar umas frases que então o furriel Cunha tinha-lhe dito para pronunciar enquanto a companhia estava formada. O senhor Ribeiro não se cansava de dizer em alto som:“ EU NÃO SALTO O GALHO, PORQUE ESTOU PRENHO” (O Ribeiro depois lá foi almoçar ).

Armindo Ferreira

8 comentários:

  1. ...Deu curso à minha companhia,26º curso, 2042ªCmds.Não o apanhei pela frente uffa!..mas não tenho dúvidas que era um sádico!Tive a sorte de levar com o Alf.Figueiredo,esse sim...humano e muito profissional!Sempre que o vejo dou-lhe aquele abraço!!Um abraço para o autor da crónica.

    ResponderEliminar
  2. Pelos visto o Ribeiro estava era "prenho" de medo!!!

    :)

    O curioso desta história é o facto de quando os Comandos foram à E.A.M.A., em Nova Lisboa, recrutar "voluntários" para o 27º Curso de Comandos que deu origem à 2044ª, tivemos que prestar provas sobre o olhar atento dos Comandos que lá estavam e o salto ao galho era de exercício obrigatório, assim como "pugilismo" (a gente bem não queria dar no cara um dos outros mas lá teve que ser), além de provas de corrida. Pelos vistos o Ribeiro passou pelas malhas da selecção e se calhar até acabou por ser um bom Comando.

    O único que me lembro da instrução é do Furriel Lima, meu instrutor. Estava para ser o Magalhães (um dia hei-de contar uma história sobre mim e ele, mas já na vida civil) mas há última hora ele foi para outro grupo. Diziam que ele muito severo, mas é uma excelente pessoa pois conheço-o pessoalmente e já trabalhámos juntos.

    Tenho que salientar aqui a boa participação que está a ter este blogue ao contrário do da 2044ª que está "moribundo".

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Conhecí o furriel Cunha, um cabindense muito exigente,e muitos outros camaradas de armas, no CIC, onde estive de Agosto de 71 a Setembro de 73, colocado na CCS. Aliás, fui a pedido dele,uma vez, ao Grafanil, arranjar um portão da caserna onde estavam instaladas as companhias de comandos. Conhecí tb o TCor "CMD" A. Neves, e lembro-me muito bem do estúpido acidente que o vitimou. Parabéns aos Comandos. Eduardo Varandas ex-furriel mil.

    ResponderEliminar
  4. De Montreal/Canada um abraco para todos os comandos da 33 ccmds,em especial os elementos do 1 grupo e em particular os meus grandes amigos Fur.Vinagre,Ferrao,Saraiva,Alf.Fonseca,Figueiredo,Faceira,sem nunca esquecer o "Beirao"-o nosso sempre "capitao" Arnaldo Cruz.
    Boas Festas para todos. Ex-Furriel Martinho.

    ResponderEliminar
  5. O furriel Cunha,um angolano "bangao" foi tambem meu instrutor no 22 curso de comamndos.Era realmente sadico nos metodos que utilizava mas nao deixava de ser um bom camarada.
    Certo dia,ja de crachat ao peito e recem promovido a furriel fui a messe de sargentos e como era da praxe pedi licenca para entrar dirigindo-me ao furriel Cunha,batendo a pala.Este levantou-se,dirigiu-se a mim e disse:-Nao me chames mais meu furriel.Esta m... que tens aqui (e bateu-me no ombro) e igual a esta m... que tenho aqui (e bateu no ombro dele).Nao tens mais que pedir licenca a ninguem para entrar na messe de sargentos.
    Manuel Martinho (ex-fur.mil.Com.)

    ResponderEliminar
  6. Fiquei contente por encontrar este blog. Acho que o meu pai pertenceu a esta companhia, mas gostava de confirmar. Como o posso fazer?
    Sei que ele esteve de 1971 a 1974 nos comandos em Luanda.
    Isto porque ele não é muito dado às novas tecnologias, ehehehe.

    ResponderEliminar
  7. Resposta ao "TUXITO"
    Para tentar saber a que companhia o teu pai pertenceu era importante saber o nome dele e assim eu poderei -te informar se pertenceu á 33ª Companhia de comandos.

    Comando Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Sou comando Correia da 36ª companhia de CMDS, queria mandar um abraco ao Oliveira, ao Furriel Neves, agora tenente coronel e para o nosso saudoso Armindo Coelho paz a sua alma. Para ti comando Ferreira pergunto se dia 20 estas no convivio aqui em Famalicao! Um forte abraco para todos vos.

    Comando Correia

    ResponderEliminar